A paciência é a chave do sucesso

Parece clichê mas é a mais pura verdade, como já diz o ditado: Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Quando comecei o processo de emagrecimento em março/2013, tive que fazer uma escolha, uma perda de peso a longo prazo ou uma perda de peso rápida (logo mais explico a diferença e o motivo), o segredo de um emagrecimento consistente é a persistência, o comprometimento e a paciência. Por que? Perder peso é fácil, é matemático, ingestão de uma quantidade de calorias inferior ao que você gasta, gerará um saldo negativo na balança energética em consequência disso, a perda de peso. Então, qual é a parte difícil? A manutenção! 

A perda de peso rápida, também gerará um provável retorno rápido, porque você não deu tempo para sua mente se acostumar com o seu novo corpo e por isso nossas escolhas nutricionais têm que basear-se nessa nova realidade. O erro da grande maioria é perder peso e achar que a "dieta" acabou. Errado! É justamente aí que entra a reeducação alimentar, mudar a mente é o passo mais importante desse processo, é o que dá a consistência. 

Em contrapartida, a perda de peso a longo prazo, primeiro emagrece sua forma de pensar e seu corpo emagrece em função dessa mudança de pensamento e de hábitos. Eu escolhi essa maneira porque tudo o que havia tentado até o momento não havia funcionado, também porque eu não quis abrir mão de comer coisas "normais", e portanto, tive que diminuir as quantidades para que conseguisse alcançar meu deficit calórico, na minha "dieta" eu como de tudo, em porções moderadas, não quero me sentir numa prisão, sei que ainda posso melhorar, tenho muitas mudanças que ainda estão para acontecer na minha vida, porém a mudança do meu pensamento foi o responsável pela consistência do processo. 

Em março quando decidi que não podia mais continuar naquela situação, após fazer as escolhas que eu acreditava serem as certas para mim, eu me pesei em 11/03/2013 que foi o meu primeiro dia de academia estava com 88,5kgs porém só fiz a minha avaliação física (em outro post explico, o que é e porque é importante fazer) em 19/03/2013, segue abaixo um resumo da minha avaliação física:


Como vocês podem analisar, eu estava pesando 86,1(2,4kgs a menos que 8 dias antes), com percentual de gordura de 35,625 (classificado como MUITO RUIM), o ideal é 23%, meu peso ideal segundo a avaliação seria 71,98kgs e meu IMC(Indice de Massa Corporal) era de 32,406, o que se classifica como OBESO(coisa que nunca tinha acontecido na minha vida) pela primeira vez fui classificada como obesa, traumático.rs

Fiz desses números minha maior inspiração, eu definitivamente precisava sair dessa, mudar completamente minha vida porque do jeito que estava não dava pra continuar.
Não fosse apenas pela avaliação física que me dizia coisas horríveis, comecei a sentir dores horríveis na planta do pé, quando eu levantava pela manhã e pisava no chão, sentia como agulhas entrando na minha pele(em outro post falarei sobre o esporão calcâneo). O médico disse que a solução para diminuir minhas dores era a perda de peso. Não tinha jeito pra mim, a não ser perder peso.

Tive que abrir mão de algumas horinhas de sono, para poder ir pra academia às 05:30 da manhã pois era o único horário que eu tinha livre, porém se você não tem tempo hoje de ir a academia, não é desculpa. É bem sabido que a dieta corresponde a 70% da perda de peso e a atividade física apenas os outros 30%, portanto se você ainda não tem tempo para a atividade física, isso não é desculpa para não emagrecer, pois apenas com a reeducação alimentar você consegue emagrecer, a atividade física garantirá que você não perca a massa magra, mas sim a massa gorda, que é o que você está tentando reduzir.

Então, se você necessita emagrecer, tenha em mente que a paciência te levará a caminhos maravilhosos, não tenha pressa, você levou a vida inteira cultivando a obesidade, não fará mal nenhum você emagrecer lentamente, porém de forma consistente.

Foco, força e fé sempre!

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário